GoGo SqueeZ Design: $3000 Para a Melhor Arte. Leia mais...
Conheçam a mais nova Agência de Design do Rio de Janeiro.
Código de Ética Profissional do Designer Gráfico
Um guia de como montar um bom portfolio criado por Eugênio Mohallem.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Uma Bela Mentira


Lembro-me claramente quando minha saudosa vó falava sobre o culto a beleza em seu tempo. Me dizia: “ Eu nasci com o que Deus me deu e viverei com o que ele me deu. Não me ajustarei ou me adequarei ao modo que essa tal Moda determina”.
Hoje penso muito em minha vó, que na altura de seus 79 anos, tomada por fios brancos e luminosos, nunca pintará os cabelos, em sua boca nem um toque de batom e as unhas sem nenhuma cor.
Ao falar do Belo, usei o exemplo de minha vó, por ela viver em uma atmosfera em que o primordial era o exercício mental. Desprendia-se de qualquer beleza (que não fosse a natural) e vivia cada dia em busca de experiências que a fizesse mais intelectual.
Não falo em “desapego”, mais na obsessão em ser a super mulher ou o super homem que sai para a rua e deixa o seu Super Ego efervescer arrastando olhares alheios. Esculpem formas delineadas, aquele jeans magnífico ou o salto plataforma e estão prontos para a capa da revista real. Fazem o que podem e o que não podem para não ficar por baixo no mercado da beleza e da moda que os toma a percepção do que realmente deveriam se preocupar e do que realmente faz a diferença.
Devemos pesar muito essa consciência de Belo ou de Estética quando pensamos nos riscos que toda a tecnologia trás. E isso é muito preocupante. Em academias, corpos musculosos e suados de tantos exercícios, escondem a verdadeira face que são os anabolizantes. Correm riscos para serem admirados como os Belos (as). Os danos são vários e sérios.
Podemos relatar aqui também a Lipoaspiração e o Botox que costuram e redesenham a forma desejada e mais tarde com muito azar, acabando com o mesmo ou o deixando-o descaracterizado.
Vendo isso tudo, penso no ser humano como uma espécie de “brinquedo feito em série”. Sim, pois, se queres olhos verdes - compra-se olhos verdes, se desejas um cabelo liso - compra-se o cabelo liso e se está cansado daquelas gordurinhas que uma corrida muito saudável poderia resolver - compra-se uma reforma corporal.
Não sei até onde isso vai parar... pensando em minha vó novamente, lembro-me de como era bela e saudável sendo simplesmente natural. A única tecnologia que atuava para a sua beleza era a da natureza.
A facilidade trás consigo os riscos que muitas das vezes são mais rápidos do que imaginam.
Mais como Deus deu o livre arbítrio para todos. Cada um age como a sua consciência - inexistente ou existente - mandar. Assim como também responderão sozinhos pelos feitos passados.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...