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Design Gráfico

Diagramação

Diagramação é o processo de distribuição dos elementos gráficos no espaço limitado do suporte de diversos tipos de publicações, como revistas, jornais, livros e etc. Entende-se por elementos gráficos todos e qualquer elemento textual ou imagético que compõe o conteúdo informacional do impresso. 

Há duas maneiras de um Designer construir um Layout: a primeira é utilizando sua intuição e seu senso de proporção e equilíbrio; a segunda é utilizando alguns conceitos de proporção desenvolvidos por matemáticos, artistas / designers ou arquitetos ao longo do curso da história.


Estudos de Proporções


Os primeiros estudos sobre proporções harmoniosas remontam a Grécia antiga. Na época, Phidias, um dos principais responsáveis pela acrópole de Atenas, e Ictinus, o arquiteto do Partenon, foram os primeiros a demonstrar o potencial do design baseado na divisão de uma linha em segmentos proporcionais, o que depois viria a ser conhecido como razão áurea.
Um dos primeiros registros formais sobre o assunto está no livro De Divina Proportione, de Fra Luca Pacioli em 1509. A proporção que este chamou de "divina" derivava da divisão de uma linha de tal forma que a razão da linha com o maior segmento correspondia à razão do segmento maior em relação ao menor. Quando expandida, essa proporção se tornava a Série de Fibonacci.
Fibonacci foi um matemático italiano - Pisa - do século X. A série que leva o seu nome é formada por números que correspondem à soma dos dois anteriores (1, 2, 3, 5, 8, 13, n...)


  • A proporção Áurea

Esse sistema de proporcionalidade é baseado no pentágono regular e seu pentagrama correlato. Para os designers mais propensos a matemática, a razão áurea é representada pela letra grega Φ (fi), em homenagem ao escultor grego Phidias, e corresponde ao número irracional 1,61803398.



A imagem acima ilustra como se encontram relações proporcionais facilmente no pentágono regular e respectivo pentagrama. Adaptado de HURLBURT, 1978.

 
  •  O quadrado

O quadrado também foi estudado a fim de se encontrar proporções harmoniosas, muitas combinações foram baseadas na simples divisão pelo quadrado, que é uma divisão natural do retângulo áureo. No Japão, o quadrado tem um papel fundamental na arquitetura tradicional e decoração, visível sobretudo na produção e arranjo assimétrico de tatamis ("tapetes" de aprox. 0,91 X 1,83m). Além disso, um dos padrões dimensionais mais utilizados atualmente para formato de papel (DIN) utiliza-se do retângulo baseado na "raiz quadrada de 2" (1,4142).



A imagem acima ilustra a proporcionalidade utilizada em tatames e a construção do retângulo proporcional com a diagonal do quadrado. Adaptado de HURLBURT, 1978.
Uma confusão entre os dois sistemas proporcionais apresentados surgiu quando um grupo cubista utilizou esse tipo de retângulo em uma exibição em Paris chamada La Section d'Or (áureo => relativo a ouro).

  •   Simetria dinâmica

No século XX vários nomes se utilizaram da proporção áurea como um elemento de design. Um deles foi Jay Hambidge, cujo livro Elementos da Simetria Dinâmica, publicado em 1920, ainda preserva uma grande quantidade de seguidores. O autor provavelmente foi o primeiro a a relacionar a proporção áurea com a espiral logarítmica.



A imagem acima apresenta 8 retângulos áureos em uma série de Fibonacci, posicionados para criar a espiral logarítmica. Fonte: HURLBURT, 1978.
O autor aponta que a diagonal do retângulo, quando intercepta o lado do quadrado original, cria uma subdivisão harmônica. Tomou emprestado a expressão "simetria dinâmica" de Platão e, uma de suas fontes do século I, Vitrúvio.

  •   O modulador (Modulor)

O primeiro sistema de grid claramente identificável como voltado ao design foi criado por Le Corbusier. Originalmente sua proposta estava voltada para arquitetura, mas ele rapidamente concebeu aplicações na área gráfica.



A capa do livro de Le Corbusier foi diagramada utilizando o conceito do livro. Fonte: HURLBURT, 1978.
A proposta de Le Corbusier foi importante à medida que relacionou a proporção áurea ao corpo humano. Esse elaborado sistema produziu uma série de inúmeras proporções matemáticas, utilizadas sobretudo na arquitetura. Além disso, influenciou designers tipográficos da Alemanha e Suíça a criar grids mais modernos e orientados ao design.



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